Mestre Acordeon

SOBRE O MESTRE ACORDEON

Ubirajara (Bira) Guimarães Almeida (nascido em 1943), mais conhecido como Mestre Acordeon, é natural de Salvador, Bahia, Brasil, e um mestre da arte popular brasileira, conhecido como Capoeira. Sua reputação internacional como um respeitado professor, artista, músico, organizador e autor são construídos em cima de cinquenta anos de exercício ativo, bem como a investigações sobre as origens, tradições, conotações políticas e tendências contemporâneas da Capoeira. Mestre Acordeon tem viajado extensivamente promovendo a Capoeira fora do Brasil.
Acordeon foi aluno do lendário Mestre Bimba na década de 1950 e começou a ensinar Capoeira na década de 1960. Ele fundou o Grupo Folclórico da Bahia em 1966 que realizou o show Vem Camará: Histórias de Capoeira no Teatro Jovem, no Rio de Janeiro. O espetáculo apresentou uma abordagem para a Capoeira, que influenciou uma nova geração de capoeiristas jovens e afirmou o conceito de Grupo de Capoeira e Capoeira regional de hoje. Ele ganhou três títulos em campeonatos nacionais de capoeira na década de 1970, antes de vir para os Estados Unidos no final de 1978.
Acordeon Capoeira introduzido na Costa Oeste, no início de 1979 e atualmente mantém a Associação de Capoeira Unidos (UCA), com várias Escolas Associadas. Ele também criou a Capoeira Arts Foundation, em Berkeley, Califórnia, que patrocina UCA e o Projeto Kirimurê, um programa social para crianças do bairro de Itapoã, em Salvador, Bahia, Brasil.
Acordeon gravou 9 CDs, 3 DVDs produzidos e é autor de artigos de revistas e livros sobre Capoeira, incluindo Água de Beber, Camará; Um Bate Papo de Capoeira; e a Capoeira Artes Café,  a Academia de Capoeira. O seu livro Capoeira: uma forma de arte brasileira, foi o primeiro livro Capoeira em Inglês. Ele recebeu homenagens em apoio da sua prática, ensino e pesquisa da Capoeira. Entre eles, no outono de 1994, ele tornou-se o "artista" primeiro a receber a Cátedra Tinker Visitante na Universidade de Wisconsin-Madison. Em 2008, em reconhecimento de seus trinta anos de trabalho contínuo na Costa Oeste, a cidade de Berkeley proclamada 18 outubro como o Dia Mestre Acordeon.