Porque é que há crianças que estudam constantemente sem que pareça custar-lhes muito, e outros, pelo contrário, não há maneira de o fazerem, ainda que os castiguem, e que se lhes fale claramente, serenamente, das consequências que a sua preguiça lhes vai trazer?
Parece claro que estamos a falar de algo que não é questão de coeficiente intelectual:
É fácil verificar que as pessoas mais esforçadas e motivadas não
coincidem com as de maior coeficiente intelectual.
Há pessoas inteligentíssimas que são muito preguiçosas,
e há pessoas de muito poucas luzes que mostram uma perseverança admirável. Porquê?
- Será uma questão de força de vontade, suponho eu.
Sim, mas falta uma motivação para pôr em andamento a vontade.
Nossa aluna Lorena chegou aqui no Instituto com muitas tarefas escolares e usando o escritório com uma boa música, que acalmava seus sentimentos, conseguiu fazer as 5 tarefas sem se dispersar um minuto se quer.
A forma de educar, dificulta ou favorece a motivação
O mundo emocional de cada um dificulta ou favorece a sua capacidade de pensar, de sobrepor-se aos problemas, de manter com constância alguns objectivos. Por isso, a educação dos sentimentos estabelece um limite da capacidade
de fazer render os talentos de cada um.
Atividades realizadas no Instituto Mestre Acordeon,
baseado no texto Educação na Aldeia com algumas adaptações do texto relatado a cima
(Alfonso Aguilló) – tradução, para a Aldeia, de Ana Palma
IMPORTANTE RELATAR QUE UTILIZAMOS ESTES TEXTOS
COM TODO O DEVIDO RESPEITO SOMENTE EM PROL AO
TRABALHO DE EDUCAÇÃO DESENVOLVIDO
NO INSTITUTO MESTRE ACORDEON
Um comentário:
Postar um comentário